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Direitos:
- Acessibilidade de forma compatível
com suas necessidades: todo paciente tem o direito de que lhe seja
garantido o acesso ao instituto, de forma que suas necessidades sejam
atendidas na prestação dos serviços;
- Privacidade: todo paciente tem o direito
de que sua privacidade seja respeitada, preservando-se a sua intimidade, a
sua vida privada e a sua honra;
- Dignidade e respeito: todo paciente
tem o direito de receber tratamento digno, respeitoso, com igualdade e
equidade na prestação dos serviços;
- Confidencialidade da informação:
todo o paciente tem direito à confidencialidade da informação,
sendo-lhe garantido o sigilo dos seus dados relacionados ao serviço
prestado;
- Segurança: todo paciente tem
direito à segurança no atendimento, devendo ser assistido na eventualidade
de qualquer intercorrência;
- Consentimento do procedimento a ser
realizado, quando aplicável: todo paciente tem o direito de ser informado
e esclarecido das particularidades e riscos inerentes a cada procedimento,
mediante assinatura do respectivo termo de consentimento.
Deveres:
- Seguir atentamente as orientações
fornecidas no momento do agendamento dos exames, especialmente em relação
ao preparo necessário, à documentação exigida, aos horários e prazos
estipulados;
- Ao chegar ao instituto, prestar
atenção às informações passadas pela equipe da recepção e, posteriormente,
pela equipe assistencial durante toda a permanência no local;
- Solicitar esclarecimentos sobre
qualquer orientação que não tenha compreendido;
- Colaborar com a segurança,
respeitando as áreas de acesso restrito e seguindo todas as orientações
relacionadas à proibição de uso ou porte de objetos que possam comprometer
a qualidade dos serviços prestados e/ou colocar em risco a sua integridade
física e/ou de outras pessoas;
- Responder de forma clara e precisa
aos questionários e entrevistas necessários à prestação dos serviços;
- Apresentar documento de
identificação, inclusive de eventuais representantes e/ou acompanhantes,
bem como confirmar dados pessoais, como nome completo e data de
nascimento, sempre que solicitados;
- Quando aplicável, disponibilizar
todos os demais documentos necessários ao atendimento, como pedido de
exames e carteirinha do convênio, sempre que solicitados;
- Respeitar os direitos de outros
pacientes e dos profissionais;
- Respeitar os direitos, valores,
princípios e normas de funcionamento da instituição, bem como utilizar
seus recursos de forma apropriada;
- Zelar pelos seus pertences
pessoais.